Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Aviso de Direitos Autorais

  • O corpo editorial exige que os autores declarem potenciais conflitos de interesse de natureza pessoal ou financeira. Para obter mais informações, leia este documento com atenção.

Encargos de processamento de artigos ou APCs

Não há custos de processamento de artigos envolvidos na submissão, revisão ou publicação de manuscritos na revista.

Dadolin: Línguas e Literaturas recebe textos durante todo o ano. As contribuições devem ser encaminhadas de acordo com as seguintes diretrizes:

Condições técnicas:

a) Texto escrito em formato Microsoft Word (*doc ou *docx).

b) Os endereços URLs para as referências no texto ativos e prontos para clicar.

c) Os textos das seções estarão formatados da seguinte forma: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, a folha com 3cm na margem superior e 2cm nas restantes margens e não deve paginar.

Estrutura: A apresentação sinalizada do artigo terá de anunciar o título, a introdução, o desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia, análise) e as conclusões. Os resumos terão máximo 250 palavras, Times New Roman, 12, espaçamento simples;

d) Todas as citações e referências devem respeitar a norma APA (versão atualizada).

Autoria: ser mestre ou doutor. Mestrandos, graduandos ou graduados podem publicar em coautoria com o autor que seja mestre ou doutor, isto é, orientandos podem publicar com o orientador, ou outro professor, que seja mestre ou doutor.

Atenção: Antes da avaliação às cegas por pares, a Dadolin: Línguas e Literaturas verifica a autenticidade dos textos com o uso do software Turnitin Originality, da empresa Turnitin para a detecção de similaridade textual e integridade em textos acadêmicos (antiplágio): https://www.turnitin.com/products/originality

Formatação do artigo a submeter para avaliação

 a)Elementos pré-textuais:

O título (letras maiúsculas), resumo (máximo 250 palavras).

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave na língua portuguesa, com a primeira letra da palavra-chave em maiúsculo; palavras separadas entre si por ponto, sendo a última palavra seguida de ponto também (Ex.: Linguística. Literatura. Ensino de Língua.).

Tradução: O título, resumo e de 3 a 5 palavras-chave traduzido na língua tétum.

Tradução: O título, resumo e de 3 a 5 palavras-chave traduzido na língua inglesa.

O resumo (máximo 250 palavras) deverá apresentar o objeto/o assunto/o tema, o problema, as hipóteses, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões. Todos os resumos serão formatados com espaçamento simples.

Não inserir nome do autor ou filiação acadêmica no texto que está sendo submetido;

b) Elementos textuais:

Introdução ou Considerações iniciais situa o leitor apresentando o panorama geral; oferece uma visão global do estudo; esclarece, delimita a abordagem do assunto; apresenta objetivos (gerais e específicos); apresenta a justificativa e a relevância da pesquisa; destaca a metodologia; expõe a estrutura do artigo.

Seções e subseções do texto (se houver): definição de conceitos, debates, fundamentação de ideias etc.

Metodologia, apresentação, análises e discussão dos dados.

Conclusões ou Considerações finais: são apresentadas as descobertas da pesquisa, responde-se à pergunta de partida confirmando ou refutando hipóteses; há amarração de ideias e verificação do cumprimento dos objetivos.

c) Elementos pós-textuais: Referências na norma APA (versão atualizada). Anexos e apêndices (se houver/opcionais).

d) Estrutura interna do texto:

  • Ilustrações:figuras, gráficos, quadros e tabelas devem ter título e indicação de sua fonte. Quando tiverem sido produzidas pelo próprio autor, deverá constar “Fonte: elaboração própria”. A fonte deve estar posicionada abaixo da ilustração, conforme Noma APA.
  • Notas: notas explicativas devem ser evitadas e se utilizadas devem aparecer como nota de rodapé ao longo do texto.
  • Todas as palavras e expressões que não fazem parte da língua do artigo devem estar em itálico.
  • Os títulos das seções e subseções devem ser numerados com numeração arábica, em negrito e com a primeira letra em maiúscula.
  • No texto, a designação de títulos de obras deve vir em aspas duplas, com maiúscula apenas no início, exceto em casos de nomes próprios.

Referências bibliográficas: Referências dos trabalhos citados no texto, conforme a norma APA (versão atualizada).

Outras orientações:

a) as notas devem ser inseridas no rodapé; não devem ser usadas para referenciar obras;

b) as citações:

  • citações diretas (que não são paráfrase) com até 40 palavras: inseridas entre aspas duplas no parágrafo do autor; as aspas simples são usadas para indicar citação dentro de citação;
  • citação com mais de 40 palavras: novo parágrafo, com recuo e sem aspas (cf. Noma APA – versão atualizada);
  • supressão de partes da citação são indicadas como: [...];
  • acréscimos ou comentários inseridos na citação são separados por colchetes [sssss]. 

Artigo

Inédito, resultado de pesquisa empírica e/ou de um estudo teórico de um determinado tema/problema. No mínimo, 4 mil palavras e, no máximo, 8 mil palavras;

Entrevista

Entrevista cujo conteúdo seja de interesse da comunidade acadêmica e com entrevistador que se destaque no campo da pesquisa. No mínimo, 2 mil palavras e, no máximo, 7 mil palavras;

Resenha

Apresentação e análise crítica de livros recém-lançados (até 2 anos). No mínimo, mil palavras e, no máximo, 3 mil palavras;

Tradução

Textos que seja de interesse da comunidade acadêmica. No mínimo 4 mil palavras;

Retrospectiva

Síntese histórico-crítica acerca do estado de um determinado campo do saber ou de um quadro teórico. No mínimo, 4 mil palavras e, no máximo, 8 mil palavras;

Política de Privacidade

Os dados recolhidos de utilizadores registados e não registados desta revista enquadram-se no âmbito do funcionamento normal das revistas com revisão por pares. Inclui informações que possibilitam a comunicação para o processo editorial; é usado para informar os leitores sobre a autoria e edição do conteúdo; ele permite coletar dados agregados sobre comportamentos de leitores, bem como rastrear elementos geopolíticos e sociais da comunicação acadêmica.

A equipe editorial desta revista usa esses dados para orientar seu trabalho na publicação e melhoria desta revista. Os dados que ajudarão no desenvolvimento desta plataforma de publicação podem ser compartilhados com seu desenvolvedor Public Knowledge Project de forma anônima e agregada, com exceções apropriadas, como métricas de artigos. Os dados não serão vendidos por esta revista ou PKP nem serão usados ​​para outros fins que não os aqui declarados. Os autores publicados nesta revista são responsáveis ​​pelos dados de seres humanos que figuram na pesquisa relatada aqui.

Os envolvidos na edição desta revista procuram estar em conformidade com os padrões da indústria para privacidade de dados, incluindo a provisão do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR) para “direitos dos titulares de dados” que incluem (a) notificação de violação; (b) direito de acesso; (c) o direito de ser esquecido; (d) portabilidade de dados; e (e) privacidade desde a concepção. O GDPR também permite o reconhecimento do “interesse público na disponibilidade dos dados”, que tem uma saliência particular para aqueles envolvidos na manutenção, com a maior integridade possível, do registro público de publicação acadêmica.