Algumas peculiaridades do português e do tétum e a aprendizagem do português em Timor-Leste
DOI:
https://doi.org/10.62929/30078261.v1i1.6Palavras-chave:
Aprendizagem, Tétum, Português, Peculiaridades linguísticasResumo
Este trabalho tem como objetivo verificar as diferenças entre a língua portuguesa e a língua tétum como fatores que dificultam o aluno na aprendizagem do português. As duas línguas são cooficiais em Timor-Leste e estão definidas na Constituição da República Democrática de Timor-Leste (RDTL) e também na Lei Bases de Educação como línguas de ensino. Na maioria das escolas, o tétum serve de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Na Universidade Nacional Timor Lorosa’e, mais especificamente, no Departamento de Ensino de Língua Portuguesa (DELP), as aulas são dadas em língua portuguesa e os alunos ingressos encontram grandes dificuldades em aprender e aplicar nas aulas, relativamente à fala e a escrita, com muitos desvios da norma. A questão que se coloca é qual seria o motivo de a maioria dos estudantes do DELP encontrar muitas dificuldades na aprendizagem do português, apesar de haver muitas facilidades em termos de materiais didáticos ou outros meios de aprendizagem. A realidade mostra que as características peculiares de cada língua, ou seja, da língua tétum ou de outra língua materna que o aluno tem influenciam na língua portuguesa, corroborando para que neste nível de escolarização, em que o aluno deveria estar já na etapa de operacionalização – que consiste em assegurar o alargamento da competência linguística –, os discentes ainda se encontrem na etapa de familiarização, o que não possibilita o aluno criar condições para a iniciação à apreciação literária.
Referências
Cavacas, F. (1997). Ensinar/Aprender a Língua Portuguesa pela Vivificação de diferentes culturas e pela Miscigenação Linguística, Linopazas, Artes Gráficas, Ltda.
Chomsky, N. (2009). Linguagem e mente. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP.
Corrêa, M.L.G. (2002). Linguagem e Comunicação Social: visões da Linguística Moderna. São Paulo: Parábola.
Dubois, J. (2006). Dicionário de Linguística. São Paulo: Editora Cultrix.
Hull, G., & Eccles, L. (2005). Gramática da lingua Tetum (Tetum reference grammar). Lisboa, Portugal: Lidel.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eugênia de Jesus das Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite que outros compartilhem o trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho da revista (por exemplo, postá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial em este jornal.
- Autores são autorizados e incentivados a postar seus trabalhos online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como citações mais precoces e maiores de trabalhos publicados.