TRADITORA CONTA DETALHADAMENTE SOBRE O PASSADO EM KESI-BATAR NA ALDEIA DE ORLALAN
DOI:
https://doi.org/10.62929/30078261.v1i1.3Palavras-chave:
tradition, ai-knanoik, Orlalan community, Laclubar, Timor-LesteResumo
Neste texto procuramos abordar sobre a tradição de ‘haktuir ai-knanoik’ na época da colheta do milho novo, no Suco Orlalan, Posto Administrativo Laclubar. Sabendo que antigamente a comunidade deste suco costumava a praticar a tradição de kontar história, particularmente história Manu-Makikit (milafre) no momento de realização da atividade de colheta do milho novo, que hoje em dia, começa a ser desvalorizada devido a população mais jovem não se habitua a contar histórias herdadas pelos seus antepassados. Por isso que neste texto, procuramos apresentar as opiniões de alguns katuas do suco Orlalan sobre a tradição de haktuir ai-knanoik manu-makikit e a sua respetiva forma de preservação.
Referências
Araújo, I. S. B., Boavida, O.V.F., & Silva, C. (2023). Haktuir Ai-knanoik como despertador de aprendizagem entre experiência partilhada e diálogo com outro. In RECA - Revista de Estudos Culturais e Artes, nº 1 (pp.81-95), Díli: Centro de Estudos de Cultura e Artes, UNTL. ISSN 2958-9029 (print) e 2958-9037(online).
Araújo, I. S. B. (2013). O sagrado na cultura das parteiras do Timor-Leste. Dissertação em Educação e Movimentos Sociais, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
Gomes, N. S. (2016). Poesia Ritual de tradição oral em Timor-Leste. Recolha, Publicação e interpretação. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento-Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL.
Gomes, N. S. (2008). A Literatura Popular da tradição oral em Timor-Leste: Caracterização Recolha e Modos de Escolarização.Dili: Instituto Nacional Linguística.
Paulino, V. (2018). Somos Arquivos da Memória: Reflexões históricas e sócio-antropológicas sobre Timor-Leste, Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento-Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL.
Paulino, V. (2017). As lendas de Timor e a literatura oral timorense. In Anuário Antropológico, Brasilia., (pp.157-179). https://doi.org/10.4000/aa.2175 DOI: https://doi.org/10.4000/aa.2175
Paulino, V. (2012). Remembering the Portuguese presence in Timor and its contribution to the making of Timor's national and cultural identity. In Laura Pang (ed)., Portuguese and luso-asian legacies, 1511-2011: complexities of engagement, culture, and identity in Southeast Asia. Vol. 2: The tenacities and plasticities of culture and identity. Singapura: Instituto of Southeast Asian Studies.
Taum, Y. Y. (2011). Studi Sastra Lisan: Sejarah, Teori, Metode da Pendekatan Disertai Contoh Penerapannya, Penerbit Lamalera-Yogyakarta.
Viana, X. (2012). Contar Histórias: Refletir a Memória Cultural de Timor-Leste, Faculdade de Letras, Universidade do Porto-Portugal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Rui Lemos da Costa, Xisto Viana and Rosa da Costa Tilman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite que outros compartilhem o trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho da revista (por exemplo, postá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial em este jornal.
- Autores são autorizados e incentivados a postar seus trabalhos online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como citações mais precoces e maiores de trabalhos publicados.