LEITURA INTERTEXTUAL DE TRÊS LENDAS DO LIVRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62929/30078261.v1i1.1

Palavras-chave:

Intertextual reading, Allusions, Legend, Dog, Water

Resumo

O presente trabalho intitula-se LEITURA INTERTEXTUAL DE TRÊS LENDAS DO LIVRO “HISTÓRIAS DA MINHA ORIGEM- AI-KNANOIK HOSI HAU-NIA HUN”, pretende atingir os seguintes objetivos: estabelecer uma leitura intertextual de três lendas: A lenda de Bee-Cussi, A lenda de Iparira e A lenda da Aldeia Kaenlulik, retiradas do livro em destaque. Analisar e identificar os elementos intertextuais presentes nas três lendas em estudo. Divulgar a origem de alguns locais em Timor-Leste; e permitir melhor acesso às lendas para as novas gerações. Para a efetivação do trabalho, foi aplicado a pesquisa qualitativa através de leituras bibliográficas relativas ao tema. A partir desta pesquisa percebemos que a intertextualidade é a relação discursiva que vários textos entretecem com um novo texto, ou seja, é a relação entre textos a partir dos elementos da intertextualidade destacados através de citações, alusões, paráfrases, comentários, ou afinidades temáticos-ideológicos e ou formais. Ao longo da nossa análise, concluímos que existe um elemento intertextual presente nas três lendas em estudo no que concerne ao “Cão”. Consideramos que o “cão” desempenha um papel fulcral nas três lendas como o descobridor principal das nascentes ou fontes de água, contribuindo para a sobrevivência da população. Portanto, aqui nós consideramos que a água como fonte de vida, ou seja elemento muito essencial para a sobrevivência humana.

Referências

Antunes, I. C. (2003). Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial.

Cavalcante, M. & Cunha, M. da (Eds.) (2018), Histórias da Minha Origem - Ai-knanoik Husi Hau Nia Hun, Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento - Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, Díli.

Cunha, M. da (2022), O Intertexto nas Lendas Timorenses. In: Paulino, V., Cunha. M. da & Gomes, N. S. (Eds.), Timor-Leste-Literatura, Tradição Oral e Ensino. Díli: CECA, Universidade Nacional Timor-Lorosa'e.

Filho, A. C. (2012), A palavra "literatura" e seu uso ao longo da história. Teoria da literatura I Aula 2.

Fontes, V. J. de O. (2013). O Potencial Didático dos Mitos e das lendas na Educação Histórica. Universidade do Porto.

Koch, I. G. V. (2008). Introdução à linguística textual. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Kristeva, J. (1971). A Produtividade Dita Texto. In: BARTHES, Roland. Literatura e semiologia. Selecção de Ensaios da revista Comunications. Trad. Célia Neves Dourado. Petrópolis: Vozes.

Kristeva, J. (1974). A Introdução e Semanálise. São Paulo: Perspectiva.

Lopes, E. B. (2016). Manual de Metodologia. Gráfica Instituto EMATER.

Markoni E. & Lakatos, M. (2000). Metodológia Científica. Editora Atlas S. A. São Paulo.

Marcuschi, L. A. (2008). Produção Textual, Análise de Géneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editoral.

Paz, O. & Moniz, A. (1997). Dicionário Breve de Termos Literários. Editorial Presença.

Reis, C. (1997). O conhecimento da literatura. Ed. Livraria Almedina Coimbra.

Reis, C. (2009). Dicionário de Narratologia. Lisboa: Ed. Almedina.

Sim-Sim, I. (2007). O ensino da leitura: A compreensão do texto. Ministério da Educação Direção.

Silva, A. V. M. (1997). Teória da literatura. Coimbra: Almedina, 2005.

Publicado

2024-06-15

Como Citar

Ati, L. A., & da Cunha, M. (2024). LEITURA INTERTEXTUAL DE TRÊS LENDAS DO LIVRO . Dadolin, 1(1), 13–27. https://doi.org/10.62929/30078261.v1i1.1

Edição

Seção

Artigo